A tarifa de repasse da potência contratada de Itaipu Binacional para 2023 foi fixada em US$ 16,19/ kW/mês, representando uma redução de 34,53%. O valor, que será aplicado para o ano de 2023 e praticado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) foi definido em reunião extraordinária da Agência Nacional de Energia Elétrica realizada nesta quinta-feira, 29 de dezembro. Em outubro, a agência havia ratificado o valor de US$ 24,73/ kW.mês na tarifa de repasse de Itaipu para 2022.

De acordo com a agência, a queda no preço veio pelas reduções de 39,5% no Custo da Energia cedida ao Brasil, de 33,2% no Custo Unitário dos Serviços de Eletricidade e de 38,5% na Parcela devido a retirada do fator de reajuste. A tarifa,  –  o valor a ser pago pelas distribuidoras cotistas para compra de energia da UHE –  é baseada em fatores como os custos unitário do serviço de eletricidade e os da remuneração por energia cedida pelo Paraguai, além do saldo da conta Comercialização da Energia Elétrica de Itaipu.

O novo preço  será aplicado de modo provisório e até que a base orçamentária das Despesas de Exploração seja deliberada pelo Conselho de Administração de Itaipu Binacional.

Como o valor é homologado em moeda americana, poderá haver oscilação para as distribuidoras cotistas em função da variação entre o valor considerado na cobertura tarifária das distribuidoras e o dólar ao longo de 2023.